Numark MIXTRACK PRO Advanced 4 Decks Kontrol MAP v1.0 – by P4N1K0

Após um bom tempo sem posts o TecleAlgo vai voltar com um novo tipo de tópico: Digital DeeJaying!
E para começar, disponibilizo para download meu novo mapeamento MIDI para Numark Mixtrack Pro para Traktor 2.5!
Nos próximos posts sobre o assunto falarei sobre as tecnologias disponíveis, tendências, controladores, tutoriais e etc.

Bom, vamos ao MAP!

Custom MIXTRACK PRO

Numark Mixtrack Pro (Editado por Douglas Barone)

MIXTRACK PRO

Numark MIXTRACK PRO (Original)

Geral

Como é possível ver nas imagens acima, foram adicionadas várias funções ao controlador MIDI através do remapeamento dos botões, knobs, faders e etc. Além de suas funções originais terem sido alteradas, a maioria dos controles ganharam uma função “SHIFT” que é acionada ao manter pressionado o botão SHIFT (STUTTER).

Outra grande mudança em relação ao original é a capacidade de controlar 4 Decks. Cada Deck do controlador fica responsável por 2 Decks que são alternados por um botão (antigo Keylock). Ao alternar, todos os controladores, a nível de Deck, passam a controlar o Deck selecionado, inclusive o fader de volume, equalizadores, filtro e ganho. Para o Deck da esquerda, quando a luz do botão seletor estiver acesa significa que ele está controlando o Deck A e quando apagada está controlando o Deck C. Para o Deck da direita, aceso Deck B e apagado Deck D. Entretanto é possível usá-los com um layout de 2 Decks.

Os LEDs também foram remapeados para indicar suas funções.

Os Jogs

Uma grande modificação em relação ao map original está nos Jogs. Agora eles trabalham em dois modos. Com a luz do botão “Scratch” acesa, os Jogs controlam os Scratchs quando tocados na parte de cima, sensível ao toque, e controlam o Bend quando tocados da lateral. Com a luz do botão “Scratch” apagada os Jogs controlam o Bend de forma mais sensível, ideal para mexar nas Grids das músicas.

A seção “Loop | Track”

As funções desta seção foram mantidas, quando usada normalmente. Apenas foram adicionadas funções “SHIFT” para controle da Grid. Continuam funcionando os dois modos: “Automático” e “Manual” onde os botões ficam vermelhos para o primeiro e amarelos para o segundo.

Quando usada a tecla SHIFT os botões controlam o Keylock e a Grid da Track carregada no Deck. Se ao apertar a tecla SHIFT os botões de controle da Grid estiverem vermelho, significa que o BPM LOCK da Track está ligado.

Obs.: Ao pressionar o SHIFT o modo volta sempre para “Manual”.

A seção “Hot Cues”

Com o uso da tecla SHIFT o antigo botão “Delete” não é mais necessário, sendo transformado em mais um HOT CUE. Para deletar um HOT CUE basta segurar a tecla SHIFT pressionada enquanto pressiona o botão do HOT CUE que deseja deletar.

O resto basta acompanhar pela imagem acima para saber como funciona. Qualquer dúvida/sugestão basta postar nos comentários.

Obs.: Lembre-se! Esta é a primeira versão do mapeamento, podem haver problemas, teste antes de usar em produção!

Obs. 2: Apesar de não testado, acredito que funcione normalmente com MIXTRACK (versão normal, não o Pro)

Download do TSI para TRAKTOR 2.5 no site DJ TechTools

Numark MIXTRACK PRO Advanced 4 Decks Kontrol

Não esqueça de dar o seu Review!

Se você está procurando por um mapeamento para Mixtrack Pro 3, clique aqui e baixe.

41 comentários sobre “Numark MIXTRACK PRO Advanced 4 Decks Kontrol MAP v1.0 – by P4N1K0

  1. alguem sabe me dizer se ela tem boa resposta dos comandos (como play, cue, hot cue, scratch e etc) com o traktor scratch 2 (pro) pois estou querendo comprar uma para utilizar com o mesmo e desejo saber se ela é boa e tem boa resposta em seus comandos e botões (faceis de resposta tbm) agradeço desde ja.

    • Bom, todos os controles respondem instantaneamente. Play, Cue, Sync, Hot Cues e etc.. A latência é realmente muito baixa, imperceptível, eu diria, mas isto é devido ao fato de ser uma controladora MIDI, então acho que todas são assim. Creio que no fim das contas, o que conta mais não é a controladora em si, mas sim o seu PC/Notebook. Eu uso com o Traktor Scratch Pro 2.5.1, a última versão até o momento, e não tive nenhum problema relacionado ao tempo de resposta. Inclusive acho que é muito mais rápido que muitos CDJs poraí. A única observação nesse quesito fica na parte do Jog quando usado para Scratch. A resposta continua sendo muito rápida, mas a precisão não é lá grande coisa. Neste MAP do artigo eu corrigi isto, deixando o Jog muito mais sensível (bem próximo ao do Serato).
      Outra coisa é justamente relacionado ao map. Não querendo puxar pro lado do meu map, mas o fato é que o map original disponibilizado junto com o Traktor pela NI é decepcionante… Muitíssimo limitado. Sem falar que não há hotcues (eles colocaram os EQ Kills no lugar, já que é assim no Mixtrack “normal” – não PRO).
      Eu creio que seja a melhor controladora MIDI de baixo custo.

  2. gabriel camargo

    eu utilizo o traktor scratch pro 2.1.1, nao estou conseguindo fazer ela funcionar, ela veio original pro virtual dj.. esse mapeamento seu funciona com a versao do traktor que utilizo ?

    • Gabriel atente-se ao que você lê cara! Este map só funciona com Traktor 2.5 ou superior. Atualize aí o seu Traktor. Que eu garanto que ele irá funcionar. Qualquer coisa estamos aí!

      • ola. pow cara eu ja estava querendo comprar essa controladora, nao havia comprado ela apenas por dois motivos…ou melhor agora um motivo por que o primeiro graças a vc ja esta resolvido, muito parabens!!! fantastico agora tem como usar 4 decks com a Mixtrack Pro no traktor 2.5…mais ainda resta uma duvida minha!!!…se vc puder me ajudar fico muitoo grato!!
        a pergunta é a seguinte, o meu software é o traktor e nao troco ele por conta de nenhuma controladora… todos nos sabemos q o traktor ele usa ate 3 efeitos ao mesmo tempo por deck e notei q a Mixtrack Pro infelizmente controla apenas 2 desses efeitos…ou seja existe na Mixtrack Pro os 3 knobs sendo que um deles é apenas para seleção de efeitos certo? entao essa é a minha duvida tem como mapear esses knobs incluindo o de seleçao para ficar os 3 knobs só para os referentes 3 efeitos do traktor?!!, quase sempre gosto de usar os 3 efeitos simutaneamente( ao mesmo tempo )desde ja agradeço!!!

      • Opa Júnior.

        Bom, é possível sim mapear os knobs para fazer o que você quer, sacrificando a função de seleção ou outro knob qualquer (como os equalizadores, por exemplo). No caso do knob de seleção existe a característica de ele ser do tipo “click” diferentemente dos outros knobs. Dependendo do efeito isso pode ser um problema, já com outros efeitos não (como o Gater).

        Não é difícil fazer isso por conta própria. Pense bem no que você acha melhor. Qualquer coisa pode perguntar aqui.

        Eu, particularmente, não recomendaria fazer isso, uma vez que você acabaria perdendo agilidade na troca de efeitos. Ficaria meio “engessado”, tornando suas mixagens meio monótonas na parte dos efeitos, pois seriam sempre os mesmos. Mas isso é uma coisa bem individual.

  3. ok Amigo Douglas Barone.. entendi bem o que vc disse desde ja muito agradecido por tao grande atenção!!!
    sem querer abusar da sua boa vontade mais é por que nao tenho nenhuma experiencia com controladoras, uso muito o traktor e conheço bem a sua funcionalidade e qualidade. andei pesquisando sobre muitas controladoras de custo beneficio e me deparei com algumas tipo hercules 4mx e rmx2 enfim..vc saberia me dizer se no caso da 4mx é verdade que ela pode mixar ate 4 musicas ao mesmo tempo com o traktor e se ela me atenderia nessa questao dos efeitos ja citado.. o ate mesmo se vc conheceria outras controladoras que tenha esses requisitos?

    • Júnior, mapeando é possível sim fazer com que ela controle 4 Decks no Traktor. Mas, assim como a Mixtrack, esta controladora não é otimizada para 4 decks por padrão, exemplo disso é que ambas tem apenas 2 controladores de volume.

      Usando o Mixtrack com o meu mapeamento você pode controlar 4 Decks, em vez de apenas 2 que é o padrão dela. Entretanto, é obvio que uma controladora já fabricada para controlar 4 Decks será menos “burocrática” na hora das mixagens.

      Se você costuma mixar mais de 2 faixas ao mesmo tempo com frequência, seria adequado comprar uma controladora mais apropriada, como a Numark 4Trak ou a Numark N4.

      Se você mixa normalmente 2 faixas e só de vez em quando mais que isso, uma Mixtrack com este mapeamento será o suficiente.

      Deve-se levar em conta que a 4Trak e a N4 são bem mais caras, mas talvez compense.

      Eu recomendo a Mixtrack como melhor custo benefício e a 4Trak como mais customizável (porém mais cara), uma vez que a 4Trak tem vários controladores “sem função” prontos para receber mapeamentos customizados, além de ter um “módulo” para efeitos mais completo.

      Qualquer controladora MIDI pode ser usada com qualquer software que suporte MIDI. Assim, mesmo que uma controladora seja feita para um software específico ela poderá ser usada em outro sem problemas, como é o caso da N4 que é feita para o VirtualDJ, mas pode ser usada normalmente no Traktor, ou no Serato ou no Mixxx (por que não?!).

      Qualquer coisa é só perguntar.

  4. blz Douglas… primeiramente quero agradecer a vc novamente e parabenizar pelo site e também pela sua iniciativa de ajuda ok, vc é nota 10!!… em relação a controladora Mixtrack Pro já não me resta mais duvida, comprarei ela mesma não só pelo custo beneficio mais também por concluir que ela é uma ótima ou a melhor opção de custo para suas funcionalidades e conforto para desempenho de algumas funções, como por exemplo: os amplos jogs que parece ser um grande atrativo da numark deixando a experiência com scratch ainda maior e também as demais funções tipo efeitos, lops, cue não deixam a desejar em nada em relação a outras controladoras do seu nível e graças a esse mapeamento que vc desenvolveu não vejo outra controladora do top para o uso com traktor que desbanque a Mixtrack Pro!!!

    Um grande abraço amigo o seu site ja é um dos meus prefieridos ok, valeu!!!

    • Disponha! Precisando, é só perguntar aqui.

      Fique de olho aí que, assim que me sobrar um tempinho (e disposição), vou postar uma nova versão do mapeamento para usar as novas funções do Traktor 2.6, como o Flux mode e os Macro Effects. Ainda não fiz porque não parei para ver exatamente o que mudou no software.

      Abraço.

  5. com certeza amigo, estarei sempre visitando para conferir dicas e novidades.
    Abraço.

  6. Patrick young

    Hello! Thank you for putting all this effort in to create this mapping.

    I have one question really.

    When I import the mapping, I see that the mapping uses channel 1, channel 2 and channel 3. Why is this? So far, when trying to make my own mapping for the Mixtrack Pro, I can only get it to make channel 1 midi messages. So in your mapping, the midi messages using channel 1 and channel 2, don’t work.

    Any tips or advice would be greatly appreciated.

    Thanks,

    Patrick.

  7. Carlos Rafael Lopes

    Opa, cara, não consigo controlar os efeitos da forma SINGLE pela NUMARK MIXTRACK PRO, você sabe alguma forma de conseguir controla-los mapeando de alguma outra forma ? Valeu!

  8. Douglas,tudo bem? Cara seguinte,comprei numakr mixtrack pro e estou aprendendo ainda,mas nao sei oq acontece que o botao do CUE MIX ele esta comandando o volume ,se giro p um lado ele aumenta p outro lado abaixa,e o CROSSFADER fica sem comando,tanto p esquerda ou p direita nao tem comando!
    o que seria? valeu!!!

    • Blz Ariel!

      Verifique se você não está invertendo as saídas! Se não estou enganado, a saída 1 é a MASTER e a 2 é a mesma da frente (Headphone).

      Aparentemente é isto.

      Caso você esteja usando o meu map (esse do post aí) lembre-se que o “cue mix” também controla a curva do crossfader (usando SHIFT). Acho que não é o caso do teu problema, mas…

      Valeu!

  9. edson de jesus

    Gostei do site..sou de africa (mozambique) ai esta o meu email,,podemos trocar algumas notas..peace.

  10. Pessoal Estou Com Um Grande Problema, Por Favor Se Alguem Puder Me Ajudar Ficarei Muito Grato, Bom Eu Comprei Uma Controladora Mixtrack Pró, ela estava funcionando perfeitamente com o Virtual Dj, Mas Fui Aconselhado A Usar O Serato Dj , Pois Seria Melhor Para Fazer Scrath, mas depois que instalei o serato ela não funcionou, então exclui o serato e desliguei o notebook, quando liguei novamente para tocar, mudou tudo o CUE GAIN e o CUE MIX não Estão Funcionando,só pra ser mais exato eu estou tocando sem a pre escuta, só escuto se eu aumentar o GAIN A ou o GAIN B, por favor pessoal me ajudem, estou desesperado não sei mais o que fazer😦

    • Oi Gustavo.
      Não me parece que o problema tenha sido causado pela troca de software, mas em todo caso tente recarregar o mapping original do Virtual DJ.
      Eu te recomendo usar o Traktor Pro com o meu mapping (esse aí de cima, no post). Você terá muito mais funcionalidades como, por exemplo, controle de 4 decks e Scratch avançado (muito melhor que do VDJ).

      • Entendi, Mas Sera que Eu Usando o Traktor Voltara ao normal??

      • Cara, entenda primeiro uma coisa: o software (Virtual DJ, Traktor, Serato ou qualquer outro) não pode alterar nada na sua controladora midi, ou seja, o software não pode danificá-la.
        Se ela deixou de funcionar em um software, mas funciona em outro provavelmente é problema com mapping.
        Se ela não funciona em nenhum software, pode ser que ela esteja com defeito mesmo, ou o sistema (Windows ou MAC) esteja com problemas de drivers. Além disso, verifique o cabo USB, troque ele para fazer um teste.
        Tente também testar em outro computador.

  11. Douglas obrigado por responder a pergunta, ja estou decidido em adiquirir a Numark Mixtrack pro ou a Pioneer DDJ ERGO V(ou K)
    Eu estou com uma duvida de como mapear a função scratch no traktor pro 2 peguei uma controladora abaixo da numark para testar e ir usando (por enquanto) ate conseguir comprar uma controladora numark ou pioneer. Ja tentei configurar e nao consegui fazer a função scratch no traktor funcionar corretamente. (apenas no virtual dj). grato desde já.

    • Qual controladora? Se for a Mixtrack Pro, o mapping é esse meu aí do post. É só baixar e importar nas preferências.

      • e a Ion Discover Dj, porem achei um map com a função scratch funcionando mas ai tinha algumas coisas faltando e que nao curti no momento e reeditei o map ai esta funcionando ok, mas mesmo assim gostaria de saber configurar a função scratch para poder configuar outras controldoras.

  12. e possivel alternar as cores loop de laranja para vermelho..no mapeamento orignal? E como fasso??

    • É possível sim. Basta usar a opção de inverter o LED no mapeamento. Mas lembre-se que você terá que inverter TODOS os mapeamentos de cada botão que quiser trocar, pois os indicadores laranja/vermelho tem um significado dependendo da situação.

  13. Olá baixei e instalei o traktor pro 2.6.8 e o mapa da numark mixtrack pro 2 mas não esta funcionando todos os recursos alguns outros mapas que unsei nao roda nada poderia me ajudar?

  14. Cristiano Jesus

    Olá amigos estou com uma duvida será que vocês podem me ajudar.
    Eu tenho uma Numark Mixtrack Pro mas as vezes quando vou tocar as sensibilidade dos decks não funcionam coloco a mão e a faixa não fica parada ela continua tocando mesmo com o botão scratch acionado por que sera que isso esta acontecendo ?
    desde já meu muito obrigado pela sua atenção .

    • Olá Cristiano!

      Isso já aconteceu comigo. Demorou mas descobri o que é: eletricidade estática… Que pode ser em você mesmo ou no aparelho que está ligado na saída de som. Experimente desligar a saída de som e ver se o problema continua. Se não continuar, você terá que fazer um aterramento no seu amplificador/aparelho de som. Se mesmo assim continuar, faça este teste (meio bobo inclusive): fique com os pés no chão, sem chinelo ou tênis, no chão mesmo, e teste.

      Existe ainda um último problema, menos provável: abra o seu Mixtrack, terá um fiozinho verde que estará ligado ao centro dos jogs, verifique se ele está bem preso e se não tem mau contato (use um multímetro).

      • Cristiano Jesus

        É berdade eu percebi que quando retiro o cabo de conexão de audio e deixo apenas no not funciona mormal
        valeu pelo toque. !

      • Cristiano Jesus

        olá amigo como voce falo eu acho é aqilo mesmo que voce falo quando desconecto da mesa de som ele volta funcionar normal oque voce acha que eu deva fazer para reaolver este problema de estatica . sem querer abusar da sua boa vontade mas é que eu nao sei mesmo oque fazer este problema ja esta me tirando o sono quase toda vez que vou tocar me deparo com este problema é muito frustante.
        muito obrigado por me ajudar com este pronlema valeu mesmo !

  15. Cristiano Jesus

    bom dia!
    amigo descobri onde esta o meu problema esta na fase do fio terra o terceiro pino da tomada mas na minha casa não tem fio terra e e gora oque fazer tem alguma ideia do que fazer . liguei um fio no terceiro pino e quando estou com a mão nele minha numark funciona direitinho mas quando tiro a mão os deck não corresponde a sensibilidade.

    • Você vai ter que fazer um aterramento aí! Use um bastão de cobre para aterramento, você encontra em lojas de materiais de construção. O ideal é comprar uns 3 deles e aterrar no chão com uma distância de uns 50cm +- um do outro.

      • Cristiano Jesus

        blz entendi mas sabe oque eu descobri tambem é que este problema só da em alguns locais ou avumas superficie teria alguma superficie especifica psra apoiar a controladora notei que se eu ligar ela em outro luvar sana o problema.
        mas o problema é que como faço algumas festas alguns locais nao desponibiliza de muito espaço ai em alguns lugares nao tem como mudar de lugar.
        mas muito obrigado pela dica .
        obrigado mesmo.

  16. Gostei demais do seu mapper ainda tô aprendendo a mexer com ele, gostaria de saber como usar os samplers do traktor scratch pro no seu maper a através da minha mixtrack pro e como usar os três botões do hot cue pra acionar os bancos de efeitos e selecioná los com o botão seletor

Deixe uma resposta

