SEO: Mas afinal que é SEO?

Olá amigos…

Marcel, mas afinal o que é SEO?

Muita gente me faz esta pergunta quando  digo o tema da minha monografia da graduação em Ciência da Computação, e é sobre isso que irei escrever neste post.

SEO é a sigla de Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para Mecanismos de Busca. Como o próprio nome diz, SEO são técnicas de otimização de um web site para que ele seja classificado nos mecanismos de busca, com maior relevância.

De forma geral, existem técnicas que quando utilizadas no web site, ajudam o mecanismo de busca a saber o real conteúdo da página e fazem com que o web site aparece com maior relevância nas SERPs (Search Engine Results Pages) dos mecanismos, ajudando assim o site a ser mostrado primeiro.

Existem dois tipos de otimização: Otimizações On-site e Otimizações Off-site.

As otimizações On-site são as otimizações feitas dentro do código fonte do web site, geralmente no código HTML e são desenvolvidas pelos programador do código.

As otimizações Off-site são as otimizações que dependem de fatores externos (sites com links por exemplo), que auxiliam na melhor classificação do web site.

O SEO é muito mais que isso, neste artigo é apenas uma pequena introdução ao assunto. Eu, Marcel Sartori, desenvolvi meu Trabalho Final de Graduação, com este tema, e estou disponibilizando a versão final dele através deste link.

Faça o download do material, leia e caso surja alguma dúvida, não hesite em comentar aqui no blog.

Grande Abraço a todos.

7 comentários sobre “SEO: Mas afinal que é SEO?

  1. Leandro Steffen

    Oi Marcel!!

    Parabéns pelo Post, esse assunto é muito legal , e deve fazer parte do cotidiano dos desenvolvedores web.

    Uma duvida… Em meio a tantos Frameworks que otimizam o trabalho de desenvolver um site ou aplicação web, existe alguma intervenção por parte do Frameworks para o otimizar o SEO?

    Abraço.
    Aguardo novas publicações

    • Olá Leandro

      Realmente, existem muitos frameworks que ajudam nesta criação, e muitos já tem suporte a SEO.
      O WordPress mesmo, já possui o que chamamos de url amigável, o que ajuda muito na otimização.
      Vale ressaltar que o usuário do framework deve ter conhecimento disso, e pode sem muito esforço preencher tags que ajudam na otimização.

  2. Pedro Ferreira

    Muito bom Marcel !

    Achei muito importante essa sua contribuição, em seu trabalho você aborda uma parte muito interessante e gostaria que você comentasse se existe a possibilidade de algum espertinho tentar utilizar as técnicas SEO para burlar a forma como seu website esteja classificado? ou seja, com a intenção de promover seu website somente para que ele seja visto, mesmo que o assunto seja diferente de seu conteúdo ?

    Parabéns pelo Post.

    • Olá Pedro!

      Realmente existem pessoas que utilizam o SEO de forma “errada”, praticamente sujando o código, e o enchendo de técnicas para sua otimização.

      A otimização não é a utilização de truques sujos para que os buscadores encontrem os sites, mas sim o uso combinado de técnicas diferentes de SEO para uma melhor indexação de seu conteúdo. Os serviços de busca, muitas vezes encontram sites que utilizam alguns truques para o melhor posicionamento e acaba o banindo de seu diretório. O próprio Google, mecanismo que dispensa comentários, tem uma política de bloqueio de sites que utilizam maneiras erradas de fazer a otimização (SARTORI, 2010, p. 19).

      Portanto, o SEO é importante, mas ele deve ser feito de maneira correta.

  3. […] « TecleAlgo… Este artigo foi publicado automaticamente via feed Rss, Avalie, vote ou comente Fonte SEO é a sigla de Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para Mecanismos de Busca. Como […]

  4. Olá Marcel,

    Parabéns pelo post cara. Gosto quando o post é resumido e objetivo, as vezes falta um pouco disso nos sites brasileiros.

    Grande abraço,
    Domicio Neto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s