Endereço MAC: O que é, para que serve e como descobrir o seu

A primeira dica que vou compartilhar aqui no Blog foi uma das primeiras necessidades que tive quando entrei no meu atual emprego. A instituição onde trabalho restringe o acesso das estações através do endereço MAC, ou seja, se o endereço da sua interface de rede não estiver autorizado,  a  estação não pode navegar pela rede.  Uma das minhas primeiras tarefas no meu trabalho foi relacionado a esse assunto, por isso escolhi falar um pouco sobre ele, o endereço MAC e algumas  das suas características

Leituras sobre o assunto:

O Endereço MAC ( Media Access Control ), também conhecido como Endereço Físico é o endereço da interface de rede do computador. Uma das principais características do endereço MAC é que ele é único, ou seja, não existem no mundo dois endereços MAC iguais.

Basicamente o endereço MAC é formado por 12 dígitos hexadecimais agrupados 2 a 2, separados por dois pontos, assim como no exemplo:

00:00:5E:00:01:03

Os números que compõem um endereço MAC não são escolhidos aleatoriamente, na verdade existe uma convenção que diz que os três primeiros pares de números identificam o fabricante e os três últimos pares são fornecidos pelo fabricante, dessa forma não tem como dois fabricantes criarem uma interface com o mesmo endereço.

Dica Útil deste Post:

Como descobrir o endereço MAC da minha interface de rede.

No Windows XP existem duas formas bastante simples de se descobrir o endereço MAC da estação que tenha o sistema instalado. A primeira delas é através do menu:  Iniciar > Painel de Controle > Conexões de Rede, seguindo este menu serão exibidas as conexões que estão disponíveis no seu computador, assim como na imagem.

Conexões de Rede

Clicando com o botão direito sobre a Conexão Local, entramos na opção Status, assim como na imagem:

Status

Após clicar em Status, será exibida a seguinte janela:

Clicamos na aba Suporte, e teremos a seguinte imagem:

Suporte

Agora é só clicar em Detalhes, e teremos uma lista de informações sobre a conexão de rede, dentre elas o endereço MAC da interface de rede, aqui em destaque:

Esta é uma das formas de se descobrir o endereço MAC da interface de rede no Windows XP, porem existe uma outra forma que na minha opinião é um pouco mais simples. Através do Prompt de Comando, onde com apenas um comando temos todas as informações que descobrimos seguindo esta série de passos. Para aprender essa segunda forma, precisamos entrar na famosa tela preta.

Podemos ir em IniciarExecutar,  digitar CMD e apertar Enter, neste momento será aberta a janela do Prompt de Comando do Windows XP

Na tela que surgiu, podemos digitar o comando ipconfig, com o parâmetro /all, assim como mostra a imagem:

Apertando Enter, o prompt irá mostrar as diversas informações da conexão de rede, incluindo o endereço MAC( Endereço Físico),  assim como vimos na forma anterior.

Seguindo todos estes passos, podemos perceber o quanto e simples descobrir as informacoes da conexao de rede, tais como o  IP da estação, o Gatway, e o Endereco MAC, o assunto principal do Post.

Pergunta que não quer calar:

Mas e se eu tiver instalado Linux na minha maquina? Esses comandos tambem funcionam? Como faz?

Bom, quando falamos em Linux, temos que ter em mente que as coisas nao funcionam exatamente como no Windows, porém isso nao significa que elas sejam mais difíceis, na verdade existem tarefas que são até mais simples de se fazer em ambiente Linux. Agora vamos aprender como descobrir o Endereco MAC da nossa estação usando o Linux (Ubuntu 10.04).

No Ubuntu, assim como no Windows, existe duas formas básicas de se descobrir o endereco MAC, a primeira delas e usando a interface visual do sistema.

Para acessar o aplicativo que nos mostra as diversas informacoes sobre a rede, podemos ir em: Sistema > Administracao >  Ferramentas de Rede. Na janela que se abriu, serão mostradas as informacões de todos os dispositivos de rede do computador, juntamente com uma serie de ferramentas que podem ser usadas em uma rede (assunto para outro Post… hehe…). Abaixo segue a imagem da aplicacao.

Neste caso, estou utilizando um notebook que possui duas interfaces de rede, uma que serve para rede sem fio, e outra que serve para rede cabeada, atraves deste utilitario, e possivel visualizar as informacoes das duas interfaces.

Como podemos perceber, para visualizar o endereco MAC usando o Linux (Ubuntu 10.04) é até mais simples do que usando o Windows XP. Porém o Linix oferece um Prompt de Comandos, assim como o Windows e também podemos utiliza-lo para descobrir o Endereco MAC da nossa placa de rede.

Para acessar o Prompt do Linux, também chamado de Terminal, podemos seguir o menu: Aplicativos > Acessórios >  Terminal, ou ainda apertar a combinacao de teclas Alt + F2, na janela que se abriu digitar gnome-terminal como mostra a imagem:

Apertanto Enter, teremos o Terminal a nossa disposição

Para descobrir o endereco MAC da nossa estação, precisamos entrar entrar com o comando especifico para isso, no caso do linux, o comando e ifconfig, podemos usar o comando como mostra a imagem:

Apertando Enter, poderemos ver o resultado que o comando nos fornece.

Como podemos ver, o comando mostra informações dos dispositivos que estao instalados no sistema. O linux separa as interfaces de rede denominando (neste caso) a interface cabeada como  eth0 e a interface de rede sem fio como wlan0 ( caso existissem mais interfaces de rede cabeada ou sem fio, elas receberiam o mesmo nome, porém incrementando o número no final do nome, exemplo: eth1 ou  wlan1), e mostrando as diversas informacoes de cada interface, incluindo o Endereco MAC de cada uma delas.

Neste Post, vimos o que é o endereço MAC, qual a sua principal função, e como se faz para descobrir essa informação da interface de rede em dois ambientes, Windows e Linux. Existem leituras interessantes sobre o assunto, uma delas seria como impedir o acesso de MACs não autorizados em uma rede, mas isso e para aqueles que tiverem curiosidade, ou para quem sabe um Post futuro. Por enquanto e isso, para duvidas ou sujestoes, estamos ai…

Ate o próximo Post, Abraço a todos!!

2 comentários sobre “Endereço MAC: O que é, para que serve e como descobrir o seu

  1. estou fazendo um trabalho sobre isso mas, nao entendo: pra que trocar meu endereco?

    • Gleyci, os motivos para alterar o endereço MAC de um adaptador de rede podem ser muitos. O razão mais comum para se fazer isto é tentar “enganar” o servidor DHCP de uma rede para obter o endereço IP de outro computador. Outro motivo bem comum é “clonar” o endereço MAC para ter acesso à uma rede controlada (como os famosos provedores de Internet “via rádio”).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s